Não é fácil ser consumidor em tempos de sustentabilidade. São muitas as implicações de cada escolha e as alternativas nem sempre são evidentes. No terreno da alimentação, o elo do consumo se entende para impactos ambientais, comércio justo, inclusão social, saúde.
São princípios simples, como reaproveitar sobras das refeições, comprar em feiras de produtores agroecológicos e consumir alimentos da época. Muitos deles já são, inclusive, seguidos pelos consumidores. Nossa intenção era criar um lugar de convergência, onde muitas ações se encontram – todas debaixo dos mesmos princípios.
- Desperdício: Estima-se que cerca de um terço dos alimentos em todo o mundo são desperdiçados no caminho entre a produção e o prato. O aplicativo sugere formas de planejar as refeições semanais de modo a evitar que a comida estrague. As dicas incluem colocar etiquetas nos alimentos com a data de validade bem visível, não ter vergonha de pedir as sobras para viagem em um restaurante e plantar os próprios temperos, o que faz com que o consumidor só utilize o necessário de um alimento sempre fresco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário